segunda-feira, 14 de agosto de 2017

UFSM quebra jejum de vitórias e confirma classificação na Série Bronze

Em uma noite histórica, a UFSM voltou a vencer e confirmou a classificação para a 2ª fase da Série Bronze. Dependendo apenas de seu resultado, a equipe universitária entrou em quadra pressionada pela sequência de resultados negativos. No entanto, a equipe mostrou muita aplicação e aproveitou bem as chances criadas para vencer a Serade por 4x3. Embora tenha aberto o placar no ginásio do Coríntians, a Federal tomou a virada no início da segunda etapa, deixando a torcida apreensiva. Mostrando força de reação, o time universitário pulou na frente do placar novamente e segurou a pressão dos visitantes nos últimos três minutos.

Com a vitória, a Federal carimbou a classificação e nem precisou esperar o resultado da partida do Palmeiras, que começou com 67 minutos de atraso (a ACF venceu por 3x1). No apito final, time e torcida, que compareceu em bom número para uma noite de muita chuva, comemoraram a classificação inédita da equipe no Estadual. A UFSM ainda ultrapassou o La Máquina na classificação (por ter maior número de vitórias) e ficou na sexta colocação da Chave 1, com 16 pontos.

Agora, o desafio será outro. Em uma chave dificílima, com a própria Serade, mais o XV de Novembro (de Vila Maria) e o SERCCA (de Casca), a equipe buscará alcançar os mata-matas. Para isso, precisará ficar entre os três primeiros da sua chave ou terá que ser o melhor quarto colocado entre as cinco chaves. O primeiro compromisso será no próximo sábado, dia 19 de agosto, quando a equipe recebe o SERCCA, dono da 2ª melhor campanha da 1ª fase (atrás somente do São José).
A UFSM (de branco) quebrou uma sequência de dez partidas sem vitória e confirmou a classificação para a 2ª fase. Foto: Leni Jackisch.
O jogo

Com a marcação bem encaixada, a UFSM criou as primeiras chances, embora a Serade tenha tido mais posse de bola no início da partida. E aos 3 min 09s, a equipe santa-mariense abriu o placar. Ravanello recebeu na posição de pivô e pisou para Baldiatti, que chutou alto, sem chances para Iago: UFSM 1x0. Guilet, aos 6 min, desperdiçou a primeira chance de empate. Ele recebeu de Léo Vaz e acertou a trave.

Já aos 12 min, após lançamento para Carlos, Iago afastou e a bola caiu nos pés de Mateus. O ala da Federal chutou para o gol, a bola desviou na marcação e passou raspando a trave esquerda do goleiro da Serade. Aos 13 min 17s, Léo Vaz conduziu pela direita e tocou para a área. Lá estava Guilet, que chutou de primeira, no ângulo esquerdo de Super: 1x1.

Aos 14 min, Léo Vaz chutou rasteiro e Super espalmou para escanteio. Aos 16 min, Fejão recebeu com liberdade na ala direita e chutou cruzado. Iago esticou a perna e afastou de joelho. Pouco depois, Luis Biasi chutou sobre a marcação, Guilet tocou de cabeça e a bola sobrou para Luis Biasi novamente. Ele concluiu e Super defendeu mais uma vez.

Na recomeço de jogo após o intervalo, quando a partida de São Gabriel nem havia começado, a Serade voltou melhor e passou à frente no placar. Logo com 1 min, Léo Vaz achou Luiz Manoel na entrada da área, mas ele concluiu para fora. Aos 3 min 54s, Luis Biasi recebeu no fundo da quadra e tocou para Guilet, que virou o placar: Serade 2x1.

Aos 7 min, Léo Vaz passou para Luis Fernando Vaz. Ele ficou cara a cara com Roque, que defendeu a conclusão rasteira. Aos 8 min 43s, em jogada ensaiada de escanteio, Mateus passou para dentro da área e Fiuza apareceu na segunda trave para completar para o gol: 2x2. Aos 11 min 45s, veio a virada. Fiapo recebeu na esquerda e percebeu que Ravanello entrava na área nas costas da defesa. O pivô recebeu o passe na segunda trave e só precisou escorar para a rede: UFSM 3x2. A torcida da Federal se entusiasmou, percebendo que a classificação estava próxima.

Aos 13 min, a Serade teve duas chances seguidas de marcar. Roner concluiu sobre a marcação e, na sobra de bola, Luis Biasi acertou a trave. Aos 14 min, Fiuza arriscou chute forte de média distância e Iago espalmou para escanteio. Aos 15 min 24s, Fiuza puxou contra-ataque, passou pelo marcador e ficou cara a cara com o goleiro. O ala chutou, a bola ainda tocou no goleiro e entrou: UFSM 4x2. Usando o goleiro adiantado na linha, a equipe de São Borja começou a busca pelo empate. Mas só conseguiu marcar uma vez. Aos 16 min 33s, a UFSM saiu jogando errado, Léo Vaz recuperou e passou para Luiz Manoel. Ele tocou na saída de Roque e descontou para 4x3, placar que permaneceu até o final.
Após a vitória, a equipe se reuniu no centro da quadra para comemorar a classificação e fazer a reza final. Foto: Juliana Appel.
Ficha técnica:
UFSM - Super, Diozer, Baldiatti, Arninho, Ravanello, Roque, Fiapo, Raimar, Carlos, Mateus, Scalcon, Fejão, Fiuza e Max. T.: Gabriel Pranke.
Serade - Iago, Roner, Luis Fernando Vaz, Léo Vaz, Guilet, Régis, Vangico, Junior, Luiz Manoel, Heitor, Luis Biasi e Vladimir. T.: Jeferson Garcia (Pinga).
Gols: Baldiatti (3 min 09s do 1T - U), Guilet (13 min 17s do 1T - S), Luis Biasi (3 min 54s do 2T - S), Fiuza (8 min 43s do 2T - U), Ravanello (11 min 45s do 2T - U), Fiuza (15 min 24s do 2T - U) e Luiz Manoel (16 min 33s do 2T - S).
Arbitragem: Aírton Minetto (árbitro principal), Diego Lara Faria (árbitro auxiliar), Daniel Vendrúsculo (anotador), William Deolindo (cronometrista) e Cesar Rambo (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Baldiatti, Max (U), Roner e Guilet (S).
Ginásio: do Coríntians.
Público pagante: 86 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário