domingo, 12 de maio de 2019

Em noite histórica, UFSM vence pela primeira vez na Série Ouro

A cidade de Rosário do Sul ficará marcada na história da UFSM Futsal. E a noite de ontem também, pois ela será sempre lembrada como a noite da primeira vitória da Federal na Série Ouro do Estadual de Futsal, a primeira divisão da modalidade no RS. E a vitória por 7x3 começou a ser construída muito antes do embarque do elenco na tarde deste sábado em Santa Maria. Isto porque o início da partida mostrou que a comissão técnica estudou muito bem a equipe rosariense, fazendo com que a equipe neutralizasse o jogo ofensivo da ARE e abrisse 2x0 em menos de quatro minutos de partida.

O trabalho dos analistas de desempenho se refletiu em quadra, com uma boa exibição da equipe, que explorou o jogo de pivô e as jogadas individuais pelas alas. Também apareceu o trabalho de ensaio de jogadas de bola parada, que resultou em dois gols da equipe na partida. Após abrir dois gols de vantagem, a UFSM sofreu muita pressão do time da casa. Mesmo assim, foi para o intervalo vencendo por 3x1. Na etapa final, a ARE descontou logo nos primeiros minutos, mas a equipe universitária foi fatal nos contra-ataques.
William Saldanha, Airton Alonço Jr., Pedro Casagrande, Miguel Dalmonte, Bruno Canabarro, Gabriel Pranke, Vitão, Tito, Carlson, Rafael Vermelho, Gustavo, Wendel Silotto, Luiz Fernando Lemos e Daniel Amorim (em pé, da esq. para a dir.); Lincon, Moisés, Fabio, Farias, Scalcon, Léo Rudek, Vini, Giovane e Fiapo (agachados, da esq. para a dir.).
Com uma marcação vibrante, a Federal se impôs, mas também contou com uma grande atuação do goleiro Rafael Vermelho, que fez pelo menos duas importantes intervenções com bola rolando e defendeu dois tiros livres sem barreira na parte final da partida. Ele foi eleito o melhor jogador da equipe em quadra na partida e afirmou que precisava dessa boa atuação para ganhar confiança após ter sofrido uma lesão no início da pré-temporada e para o elenco sentir que pode contar com ele. Ele também ressaltou a boa atuação de toda a equipe:

- Hoje todos jogaram bem, qualquer um poderia ter sido escolhido o melhor em quadra. Sabíamos que seria um jogo difícil, um jogo de superação, mas nosso time foi abençoado e vibramos do início ao fim. Nosso time sabe jogar, mas quando precisa jogar na vontade, jogamos também – declarou o goleiro.
O goleiro Rafael Vermelho foi um dos destaques da partida em Rosário do Sul.
Já para o ala Fiapo, capitão da equipe na partida de ontem, a vitória coroou o trabalho bem feito, com dedicação e concentração, que vem sendo realizado desde a pré-temporada. “A vontade de todos de levar os três pontos para Santa Maria foi muito importante. Superamos o adversário nesse sentido e isto foi fundamental para sairmos com a vitória”, finalizou.

Com a vitória, a UFSM sobe na classificação (agora é sexta colocada) e deixa a lanterna para o São José, que perdeu em casa para a ASSAF. No próximo sábado, dia 18, a equipe santa-mariense faz seu primeiro jogo em casa, no CDM, contra o Palmeiras, que ontem perdeu para a Assoeva em São Gabriel. Ambas equipes estão com três pontos, portanto será um confronto direto pela permanência no G-6.

O jogo

O início da partida foi todo favorável para a Federal, que surpreendeu a equipe da casa. No primeiro minuto, Léo Rudek fez jogada pela ala esquerda e concluiu na trave. Lincon pegou o rebote, mas chutou para fora. Mas aos 2 min 55s, o pivô começou a brilhar. Ele recebeu de costas para o gol e conseguiu ganhar do marcador e, com um chute forte, cruzado, ele superou o goleiro, abrindo o placar: UFSM 1x0. Um minuto depois, Lincon recebeu mais uma vez na referência, mas desta vez mais centralizado. Novamente ele conseguiu girar e concluir para o gol, acertando o canto direito de Mancha: UFSM 2x0.
O pivô Lincon (de uniforme branco) marcou dois gols no início da partida e colocou a UFSM em vantagem.
Somente aos 6 min a ARE conseguiu levar perigo pela primeira vez, quando Gugo chutou rasteiro e Rafael Vermelho defendeu. A cada oportunidade do time da casa, o goleiro da Federal mostrou que a noite seria dele e do time de Santa Maria. Aos 8 min, Choco desviou para o gol e Rafael Vermelho fez grande defesa. Aos 12 min, o goleiro espalmou chute rasteiro de Dionatan e, aos 13 min, ele fez outra grande intervenção ao parar conclusão de Bruno Flores, que roubou a bola na quadra ofensiva e ficou cara a cara com o arqueiro.

Aos 15 min 09s, Lincon cobrou escanteio e Moisés desviou para o gol: UFSM 3x0. A resposta da ARE veio aos 16 min 26s, quando Gabriel chutou para o gol e Bruno Flores aproveitou o rebote para descontar: UFSM 1x3. Aos 17 min, Fabio recebeu passe de Moisés e concluiu para o gol. O goleiro espalmou para escanteio. Aos 19 min, Bruno Flores ficou mais uma vez cara a cara e Rafael Vermelho abafou a conclusão. Ainda no último minuto da primeira etapa, Lincon puxou contra-ataque, passou por um adversário e concluiu para fora.

Na segunda etapa, a equipe da casa esboçou uma reação e descontou logo com 1 min 16s. Gabriel fez jogada na direita e cruzou para Choco, que concluiu de cabeça: UFSM 3x2. Mas aos 5 min 55s a Federal marcou mais um e retomou o controle da partida. Moisés fez jogada individual na ala direita e passou para Tito, que desviou para o gol: UFSM 4x2. Aos 9 min 30s, Tito concluiu no alto e Tatu espalmou. Após cobrança de escanteio mal cobrada, a ARE puxou contra-ataque. Matheus rolou para dentro da área e a defesa chegou antes do atacante, afastando de carrinho.

Aos 11 min 19s, Fabio ampliou, após desviar chute de Tito: UFSM 5x2. Após o quinto gol da Federal, a ARE começou a atacar com o goleiro na quadra ofensiva. Aos 12 min, Vitão chutou da quadra de defesa, mas Tatu se recuperou e afastou de cabeça. Aos 13 min 30s, Farias puxou o contra-ataque e chutou colocado no canto direito do goleiro: UFSM 6x2. Aos 15 min, a ARE descontou. Miguel recebeu na linha de fundo e encontrou Choco dentro da área. Com apenas um marcador sobre a linha, ele não teve dificuldade para concluir para o gol: UFSM 6x3.
Farias marcou o sexto gol da Federal, em chute colocado, após puxar o contra-ataque.
A partir daí, brilhou mais uma vez a estrela do goleiro da UFSM. Aos 15 min 30s, Carlos chutou cruzado, para mais uma defesa de Rafael Vermelho. Pouco depois, a UFSM fez a sexta falta. Rafael Vermelho defendeu com o ombro a cobrança de tiro livre sem barreira de Gabriel. Aos 16 min 55s, Léo Rudek passou por dois adversários na quadra de defesa, avançou e concluiu no canto: UFSM 7x3. Faltando 1 min 20s, a ARE teve mais um tiro livre sem barreira. E Rafael Vermelho defendeu novamente, desta vez com o pé, a cobrança de Miguel. Placar final: ARE 3x7 UFSM.
Rafael Vermelho (de camiseta laranja) defendeu dois tiros livres sem barreira.
Ficha técnica:
ARE – Mancha, Dionatan, Gabriel, Titão, Carlos, Kauê, Gugo, Choco, Miguel, Tatu, Christian, Bruno Flores, Yuri e Matheus. T.: Carlos Madruga.
UFSM – Rafael Vermelho, Farias, Léo Rudek, Moisés, Lincon, Carlson, Gustavo, Giovane, Vini, Tito, Scalcon, Fabio, Fiapo e Vitão. T.: Gabriel Pranke.
Gols: Lincon (2 min 55s do 1T – U), Lincon (3 min 55s do 1T – U), Moisés (15 min 09s do 1T – U), Bruno Flores (16 min 26 do 1T – A), Choco (1 min 16s do 2T – A), Tito (5 min 55 do 2T – U), Fabio (11 min 19s do 2T – U), Farias (13 min 30s do 2T – U), Choco (15 min do 2T – A) e Léo Rudek (16 min 55s do 2T – U).
Arbitragem: Vinícius Jardim (árbitro principal), Marcelo Cardoso (árbitro principal), Jober Fernandes (anotador), Ismael Sanchotene (cronometrista) e Elci Pavani (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Yuri (A) e Moisés (U).
Ginásio: Ervilhão (Rosário do Sul-RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário