quinta-feira, 2 de maio de 2019

UFSM estreou na Série Ouro em Venâncio Aires nesta quarta-feira

A tão esperada estreia da UFSM na Série Ouro ocorreu nesta quarta-feira em Venâncio Aires. Frente à Assoeva, uma das representantes gaúchas na Liga Nacional, a Federal procurou apresentar em quadra o que vem sendo trabalhado na pré-temporada, mas esbarrou na qualidade e na intensidade do adversário. A equipe universitária conseguiu suportar a pressão por mais de sete minutos, quando o time da casa abriu o placar. Com certa tranquilidade, a Assoeva ampliou o placar ainda no primeiro tempo, que terminou em 4x0, e acabou vencendo por 7x0.
Airton Alonço Jr, Bruno Canabarro, Gabriel Pranke, Wendel Silotto, Tito, Bernardo, Fabio, Carlson, Gustavo, Rafael Vermelho, Daniel Amorim, Mateus Marques, José Turcato e William Saldanha (em pé, da esq. para a dir.); Lincon, Giovane, Farias, Thales, Léo Rudek, Moisés, Escobar e Fiapo (agachados, da esq. para a dir.).
Embora o placar tenha sido um pouco elástico, a atuação da Federal foi elogiada. A equipe mostrou muita determinação na marcação, procurou chegar na quadra de ataque e manter a posse de bola em algumas oportunidades. Quando conseguiu envolver a marcação da Assoeva, os jogadores adversários usaram o recurso da falta para parar o ataque da Federal. No primeiro tempo, o time de Venâncio Aires cometeu quatro faltas e, na etapa final, cinco.

Para o treinador Gabriel Pranke, a equipe fez uma atuação mediana, mas os atletas conseguiram fazer algumas coisas que foram propostas nos treinamentos. "Precisamos corrigir alguns erros, que não podemos repetir nos próximos jogos, e fazer alguns ajustes. Fica de positivo para o elenco a experiência e a oportunidade de enfrentar uma equipe bastante qualificada e que joga a Liga Nacional", complementa o treinador.
O treinador Gabriel Pranke terá dez dias para preparar a equipe para a próxima partida. 
Agora serão dez dias até a próxima partida pelo Estadual, que será no dia 11 de maio em Rosário do Sul, contra a ARE, já que na segunda rodada a UFSM folga. Embora seja um período longo, a equipe só treinará quatro vezes, já que nesta quinta-feira somente os atletas que não jogaram ou que jogaram pouco irão treinar. O grupo completo só volta a se reunir na próxima segunda-feira no ginásio didático III do CEFD. A ARE, que venceu a ASSAF na estreia, joga neste fim de semana em Venâncio Aires contra a Assoeva.

O jogo

O início da partida foi de estudo pelas duas equipes. Mesmo assim, a Assoeva marcava com pressão na saída de bola da UFSM e dificultava a troca de passes dos jogadores santa-marienses. Com um quarteto mais experiente em quadra, os donos da casa levaram perigo aos 3 min, quando Vini Scola recebeu na posição de pivô, girou e obrigou Carlson a defender. O goleiro da Federal voltou a aparecer um minuto depois, em conclusão no alto de Igor Carioca.

A UFSM suportou a pressão por sete minutos e só com a entrada de um quarteto mais leve a Assoeva conseguiu chegar ao primeiro gol. Marcelo Giba fez a jogada e serviu Marcílio, que concluiu. A bola bateu na marcação e entrou: Assoeva 1x0. Pouco depois, em cobrança ensaiada de falta, a bola foi rolada para Vagner, que acertou o canto e ampliou: Assoeva 2x0.

Aos 11 minutos, Léo Rudek fez jogada individual e ficou cara a cara com o goleiro Vini, que antecipou e afastou o perigo. Um minuto depois, em contra-ataque, Igor Carioca tocou para trás, onde estava Boni. O fixo concluiu no alto, sem chances para Carlson: Assoeva 3x0. Aos 13 min 28s, Torres recebeu no fundo da quadra e passou para Igor Carioca, que entrava sozinho na segunda trave para ampliar novamente: Assoeva 4x0.
Farias (camiseta 17) teve a melhor chance da UFSM na primeira etapa.
Aos 17 minutos, apareceu a melhor chance da UFSM no primeiro tempo em um contra-ataque. Tito recebeu na esquerda e encontrou Farias na segunda trave. Ele concluiu, mas Vini fez grande defesa. Nos minutos finais, a Federal começou a usar o goleiro-linha para manter um pouco mais a posse de bola e procurar descontar o placar desfavorável. Aos 19 minutos, Tito recebeu na direita e puxou para o meio. Ele concluiu e Vini fez mais uma defesa.
A Federal utilizou o goleiro-linha (de laranja) no final do primeiro tempo.
Na segunda etapa, o jogo ficou mais cadenciado. A UFSM melhorou na marcação e tentava surpreender nos contra-ataques, mas sem conseguir chegar ao gol de Vini com efetividade. A Assoeva, ao contrário, chegou poucas vezes, mas com um aproveitamento muito alto. Aos 5 min 10s, Torres ajeitou para Marcelo Giba, que concluiu colocado: Assoeva 5x0. Aos 13 min 26s, Vagner recebeu de Axel na segunda trave e ampliou: Assoeva 6x0. Aos 14 min 06s, em contra-ataque do time da casa, Vagner passou para Rafinha, que marcou mais um: Assoeva 7x0. Um minuto depois, a Federal levou perigo em uma jogada ensaiada. Lincon ajeitou para Fiapo, que teve a conclusão desviada pela defesa. Novamente, nos minutos finais, a UFSM procurou atacar com o goleiro linha, mas não chegou com perigo ao gol de Vini. Placar final: Assoeva 7x0 UFSM.
No final do jogo, com goleiro linha, a UFSM buscou chegar ao gol de honra na partida.
Ficha técnica:
Assoeva - Vini, Boni, Igor Carioca, Torres, Vini Scola, Vini Oliveira, Marcílio, Marcelo Giba, Dill, Maninho, Vagner, Rafinha, Maurício e Axel. T.: Fernando Malafaia.
UFSM - Carlson, Farias, Giovane, Bernardo, Moisés, Gustavo, Rafael Vermelho, Fabio, Escobar, Thales, Léo Rudek, Lincon, Fiapo e Tito. T.: Gabriel Pranke.
Gols: Marcílio (7 min 30s do 1T - A), Vagner (8 min 09s do 1T - A), Boni (12 min do 1T - A), Igor Carioca (13 min 28s do 1T - A), Marcelo Giba (5 min 10s do 2T - A), Vagner (13 min 26s do 2T - A) e Rafinha (14 min 06s do 2T - A). 
Arbitragem: Jean Pierre Mendes (árbitro principal), Ezequiel Machado (árbitro auxiliar), Aline Beatriz da Silva (anotadora), Elton Neimann (cronometrista) e Leandro Tonhi (Representante da FGFS).
Cartões amarelos: Vini Scola e Vagner (A), Bernardo (U).
Ginásio: da Coopeva, em Venâncio Aires-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário