segunda-feira, 27 de maio de 2019

Federal vence o clássico e quebra tabu contra o União

Com casa cheia, UFSM e União Independente fizeram um grande clássico na noite deste sábado no CDM, presenteando os torcedores com um belo espetáculo esportivo. Muito equilibrada, a partida refletiu o nível em que as duas equipes se encontram, em um duelo de muita técnica e qualidade com a bola no pé, fazendo jus às suas presenças na Série Ouro do Estadual. No fim, a UFSM saiu vencedora, marcando os gols da vitória por 2x0 na segunda etapa, através de dois ex-atletas do próprio União (Farias e Léo Rudek). A atuação segura da equipe universitária também passou pelo empenho defensivo e pela partida perfeita do goleiro Carlson, tanto embaixo das traves, como em lançamentos com as mãos e com os pés.
Um grande público acompanhou o primeiro clássico de Série Ouro entre as duas equipes de Santa Maria.
Para Carlson, eleito o melhor jogador da UFSM na partida, o empenho e o trabalho foram fundamentais para a equipe alcançar a vitória. "Estamos construindo esse trabalho a certo tempo e os resultados estão vindo. Também mostramos que em clássico é importante o empenho de todos, a doação dentro de quadra, e manter a concentração, sentir o jogo e não se perder durante a partida", concluiu. O técnico Gabriel Pranke também elogiou a aplicação dos atletas em quadra e o entendimento da proposta de jogo, que foi alterada no intervalo:

- Sabíamos que seria um jogo diferente e muito complicado, pela qualidade do União, mas a aplicação dos atletas foi fundamental. Quebramos um tabu, que vinha de três anos, mas sabemos que ainda tem muito campeonato pela frente e temos objetivos para serem alcançados. No intervalo, mudamos a proposta, passamos a jogar mais no contra-ataque e assim matamos o jogo.

Ele também ressaltou a importância de poder contar com um elenco qualificado e usar praticamente todos atletas que foram relacionados. "É uma característica que venho implantando em todos os jogos. Isso me permite rodar bastante o elenco durante a partida e ter os atletas inteiros fisicamente dentro de quadra. Assim conseguimos manter a marcação intensa durante boa parte do jogo", finalizou o treinador.
Carlson (de laranja) fechou o gol e foi eleito o melhor atleta da UFSM em quadra.
Com a vitória, a UFSM se isola na terceira colocação da Chave A, com nove pontos. O time universitário só fica atrás da Assoeva e da ASSAF, que têm doze pontos ganhos. Na próxima rodada, no dia 1º de junho, a Federal joga em Cachoeira do Sul frente ao São José. O adversário iniciou a competição com quatro derrotas, mas se reabilitou neste fim de semana vencendo a ARE em Rosário do Sul.

Além de determinar um salto na tabela de classificação, a vitória no clássico significou a quebra de um tabu histórico. Nos seis confrontos anteriores, todos realizados pela Série Bronze, o União venceu cinco e houve um empate. O feito histórico foi bastante comemorado, não só pelos atletas, como também pela torcida universitária que esteve em peso no CDM.

O jogo

Em um jogo bastante estudado, UFSM e União protagonizaram um primeiro tempo extremamente equilibrado. Com poucas chances claras de gol, as defesas se sobressaíram e o placar ficou inalterado nos 20 minutos iniciais. A primeira chance foi do time universitário com um minuto de partida. Léo Rudek recebeu na esquerda e avançou livre. Edinho defendeu a tentativa do ala da Federal. Aos 3 min, o União respondeu com Felipinho. Cara a cara com Carlson, ele concluiu na trave.

Aos 7 min, Fernandinho ficou com a sobra e concluiu, para a primeira defesa importante de Carlson. Aos 14 min, Léo Rudek driblou um adversário e dividiu com outro. A bola sobrou para Tito, que concluiu para fora. Aos 17 min, em cobrança de falta, Guinho passou para Lincon. Dentro da área, o pivô não conseguiu desviar para o gol. A bola bateu no seu peito e sobrou para o goleiro Edinho.

Ao contrário da primeira etapa, na parte final o jogo esquentou e ficou empolgante. Aos 2 min, Roger concluiu de média distância e a bola passou perto do travessão, animando a torcida do União. Aos 3 min 50s, Carlson lançou para Léo Rudek. Ele concluiu, Edinho espalmou e a defesa afastou para a linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Farias recebeu o passe e acertou um chutaço. A bola acabou no ângulo de Edinho: UFSM 1x0. Aos 6 min, Roger arriscou rasteiro, mas Carlson espalmou.
O fixo Farias (pressionando o jogador adversário) fez mais uma grande atuação, com um golaço e uma assistência na partida.
Menos de um minuto depois, Farias roubou a bola na quadra de defesa e serviu Léo Rudek. O ala avançou e conseguiu tocar por baixo de Edinho: UFSM 2x0. Aos 7 min, Roger cobrou falta e encontrou Pablo sozinho dentro da área, mas ele concluiu para fora. Aos 10 min, Fabio arriscou chute rasteiro e a bola passou raspando a trave esquerda de Edinho.

A pressão do União aumentava. Aos 14 e aos 15 min, Felipinho teve duas chances. A primeira em chute rasteiro e a segunda em contra-ataque do União. Mas Carlson estava lá para evitar o gol. Nos minutos finais, para manter a posse de bola e diminuir a pressão, a UFSM ainda usou o goleiro linha, em uma estratégia ousada de seu treinador. Aos 17 min, Tito tabelou com Léo Rudek e concluiu. Edinho defendeu com o peito. Aos 18 min, Pablo recebeu na direita e chutou no contrapé de Carlson. O goleiro teve uma reação rápida e fez grande defesa, assegurando a vitória da Federal: 2x0.

Ficha técnica:
UFSM - Carlson, Farias, Léo Rudek, Thales, Lincon, Rafael Vermelho, Guinho, Giovane, Vini, Fiapo, Silvan, Fabio, Carlos e Tito. T.: Gabriel Pranke.
União Independente - Edinho, Roger, Fernandinho, Pablo, Felipinho, Bruno, Giovani, Rafinha, Diozer, Iago, Joãozinho, Julio, Félix e Arilson. T.: Guto Maurente.
Gols: Farias (UF - 4 min do 2T) e Léo Rudek (UF - 6 min 46s do 2T).
Arbitragem: Vagner Maurício da Luz (árbitro principal), Ariel Hidalgo Lopes (árbitro auxiliar), Daniel Vendrúscolo (anotador) e Volmir Antônio Klein (cronometrista).
Cartões amarelos: Carlos e Fiapo (UF), Rafinha, Fernandinho e Joãozinho (Un).
Ginásio: Centro Desportivo Municipal (CDM), Santa Maria-RS.
Público pagante: 355 pessoas.
Público total: 404 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário